Sejam bem vindos

Sejam bem vindos

O conteúdo desde blog, serve para a divulgação de toda a doutrina dos espíritos em geral, assim como dar a conhecer a vida de alguns seres iluminados que passaram pelo nosso planeta em outras épocas, gostaríamos também de, pouco a pouco, tentar sensibilizar os mais desacreditados para a vida alem da morte, e acima de tudo, fazer com que os nossos leitores perguntem a si mesmos: O que DEUS quer de nós?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de Maio, Dia de Maria em Portugal, e Dia de Preto Velho no Brasil

13 de Maio, um Dia Iluminado.

Aparições de Maria em Fátima:

Decorria o ano de 1917, quando três crianças, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9, e Jacinta de 7, ao pastorarem um pequeno rebanho na Cova de Iria, freguesia de Fátima, se depararam com uma visão, que segundo eles seria “uma senhora mais branca que o sol”, sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura. Francisco apenas conseguia ver, no entanto as meninas viam e conseguiam ouvir aquilo que a “senhora” tinha para lhes dizer. Lúcia por ser a mais velhinha entre os três, conseguiu estabelecer um diálogo, onde a “aparição” lhes pedira várias coisas, entre elas, que se rezasse o terço todos os dias.

As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes, sempre a dia 13, à excepção do mês de Agosto.  Os três meninos, hoje conhecidos como, “os três pastorinhos”, revelaram publicamente que no dia 13 de Outubro, a “senhora” iria fazer um milagre para que todos acreditassem, foi então que no dia anunciado se juntaram, segundo relatos da época, cerca de 50 mil pessoas, debaixo de chuva torrencial e sobre os terrenos enlameados da serra.

Chegados ao local, os pastorinhos sugeriram que todos rezassem o terço, foi então que surgiu Maria, que apenas nessa ocasião se identificou, disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário. Lúcia, teve ainda oportunidade de testemunhar a presença de S. José e de Jesus, formando a sagrada Família, no entanto, a multidão que ali presenciava apenas viu o chamado milagre do sol.

Relataram algumas testemunhas, que após uma chuva torrencial, o sol apareceu como um disco opaco girando no céu, acompanhado de luzes multicoloridas que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas em um movimento com um padrão de ziguezague. O fenómeno durou cerca de 10 minutos, tempo suficiente para que a terra e as roupas previamente molhadas ficassem completamente secas.

Mais tarde, a 15 de Junho de 1919, foi construída uma capela no local exacto das aparições, desde então o local tem sido destino de inúmeras peregrinações.

Atualmente, o santuário recebe mais de cinco milhões de visitantes por ano, no entanto as maiores peregrinações ocorrem a 12 e 13 de Maio, chegando a atingir a soma de 500 mil peregrinos em um só dia, sendo na grande maioria tradicionalmente feitas a pé, muitas delas percorrendo algumas centenas de quilómetros.

Apesar de serem vistos no local alguns cultos praticados pelos peregrinos que espelham alguma infantilidade espiritual, não deixa de ser muito positivo a devoção de um grande numero de pessoas, harmonizando, de certo, a psicosfera do nosso país, quiçá do nosso planeta. 

                                           *******

Dia do Preto Velho:

O dia 13 de Maio, no Brasil é também um dia de elevada iluminação, principalmente entre os adeptos da Umbanda, pois comemora-se o dia do Preto Velho.
Pretos Velhos, são entidades desencarnadas que se apresentam nos terreiros de Umbanda. Trabalham através da mediunidade dos seus colaboradores terrenos. São na maioria dos casos espíritos que viveram na terra na condição de escravos negros, que através do sofrimento adquiriram a mansuetude, são ternos, meigos, e sobretudo muito pacientes para com os problemas alheios. Alem disso conhecem a maior parte das plantas medicinais do nosso globo.

A celebração do dia do Preto Velho, é inspirada no dia em que a Princesa e Chefe de Estado brasileira D. Isabel do Brasil filha do imperador D. Pedro II, instituiu a conhecida lei Áurea, que decretava a abolição para sempre da escravatura no Brasil. Isso aconteceu no dia 13 de Maio de 1888.

Autor: Ricardo Oliveira Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário